Estudos Bíblicos

                   Estudos Biblicos
                 
         O poder da fé em tempos difíceis!
 
"Senhor, onde quer que tu estejas comigo, sinto-me em casa. Se tu me chamares para o deserto, eu irei, porque tu estarás lá.

Ajuda-me a não andar com medo ou dúvida, mas sim em fé. Que a tua luz brilhe no caminho por onde queres que eu ande, pois sei que todos os meus dias estão nas tuas mãos.

Perdoa-me quando eu murmuro ou não demonstro gratidão por onde estou.

Reconheço que minha atitude terá uma influência direta se fico vagando em círculos, se volto repetidamente ao mesmo ponto de partida ou se prossigo em direção á terra prometida.

Ajuda-me a confiar em ti a cada passo. Capacita-me ver todas as bençãos que estão aqui. Confio que sua graça é suficiente para este dia e para cada dia que se seguirá”.
Se alguém me serve, siga-me e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará. (João 12; 26).
Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e segue-me. (Marcos 8:34).
A minha presença irá contigo e eu te darei descaso. (Êxodo 33:14)
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem. (João 10:27)
(Obra: O poder da fé em tempos difíceis - Autora: Stormie Omartian)
Brenda Cristina
 
        Os 7 Sinais da Volta de Cristo
              

Abaixo está um documentário sobre os 7 Sinais da Volta de Cristo, mas algumas explicações são necessárias:

- O 3º sinal que fala sobre o antiCristo pode ser comparado ao governo de Adolf Hitler, mas porque ele foi um ditador mundialmente conhecido. Ele não era o antiCristo verdadeiro, pois não havia ainda tecnologia suficiente para operar grandes feitos.
- O 5º sinal fala sobre a reconstrução do Templo em Israel, que acreditamos ser apenase depois da volta do Messias, e haverá uma perseguição do povo de Deus muito grande até que Cristo volte mais uma vez com toda a Igreja.
Veja o vídeo do youtube abaixo para entender melhor:




A oração move a mão de Deus?

Quando Jesus ensina como orar em Mateus 6, seu objetivo não era ensinar uma oração poderosa, ou uma oração que move a mão de Deus.
.
Vejo que em muitos lugares as pessoas dizem isso. Acham que determinada pessoa tem a oração poderosa,  outros acham que tem crédito no céu e se colocam como parceiros de Deus. Porém estes homens não tem poder algum.
.
Quando vêm as tribulações, todos percebemos que não temos poder algum e o que nos resta é suplicar o favor de Deus. Somente Ele tem a visão do todo e sabe o que irá acontecer. Somente Ele pode intervir conforme a Sua soberana vontade.
.
O objetivo de Jesus ao ensinar a orar no secreto, a orar o Pai Nosso e dizendo para que batessem, buscassem e pedissem, não era para que nós usássemos a oração para nosso prazer e sim para que através da oração estivéssemos em sintonia com o Pai e buscássemos a Sua Soberana vontade.
.
Tiago diz que o povo pedia e não recebia porque pedia mal, para esbanjarem nos próprios prazeres.
A oração não move a mão de Deus, mas move o coração do homem a buscar a vontade de Deus. Quando aprendemos a orar, aprendemos a buscar a vontade de Deus.
.
Se suas orações não giram em torno de: Seja Feita a Tua Vontade!! Você tem orado de forma errada. Ninguém decreta nada para Deus, ninguém ordena nada.
.
Diante do Pai, nossa posição deve ser de confiança nEle, de que Ele fará o melhor. Crendo que Ele sabe o que é o melhor, nós não.
No dia que você começar a conhecer quem Deus é, você começará a orar e ver Deus responder suas orações, por você estar orando aquilo que Ele deseja fazer.
.
O melhor que você pode fazer é começar a andar com Deus e buscar aquilo que Ele deseja realizar.
Não Basta!!!

Texto: “Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas. E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado. Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber? 16Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos? (Lc 13.10-16).
 
Introdução: Hoje, vamos estudar sobre a história de uma mulher que vivia enferma já há dezoito anos sem de modo algum poder endireitar-se, contudo, esta mulher vivia numa sinagoga (igreja). Era filha de Abraão (herdeira das promessas), mas ainda assim, andava encurvada e oprimida, sua alma não era livre para servir e adorar ao Senhor Jesus.

Precisamos ter uma alma livre para viver e servir ao Senhor.

1. Não basta dizermos que somos crentes, precisamos ser libertos!
“E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se” (v.11).

2. Não basta dizermos que somos salvos ou filhos de Abraão, precisamos ser curados e cheios do espírito santo!
“Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?” V. 16

3. Não basta dizermos que freqüentamos uma igreja e participamos de um culto, precisamos ser verdadeiros adoradores!
“e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus” (v.13).

Observamos que Jesus, ao entrar naquela sinagoga não se preocupou com a tradição, o legalismo, e a formalidade da sinagoga, mas diz o texto que ele viu a aflição e o jugo que estava sobre aquela mulher “O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado” (v.14),

Com base nisto entendemos que:
a. Jesus está interessado nas nossas vidas.
“Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade” (v.12).
b. Jesus Tem poder para nos endireitar em toas as áreas.
“eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10b).
c. Jesus quer nos dar uma alma livre para adorá-lo.
Quando a mulher se endireitou ela deu Glória a Deus! “e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus” (v.13).

Conclusão: Se estivermos vivendo uma vida dessa forma, uma vida limitada, é hora de mudarmos. O que devemos então fazer?
1. Ouvir a voz de Jesus (Jesus chamou àquela mulher, ela foi curada).
2. Tomar uma atitude (a mulher tomou uma atitude – endireitou-se).
3. Dar glória a Deus (o louvor é a base para uma vida de otimismo e vitória).


  Intimidade com Deus

                 Intimidade com Deus
Texto: Ex 33.7-11Introdução: O modelo é a base para todo o aprendizado. Devemos dar o exemplo em tudo para aqueles que estão em nosso redor. O princípio número um neste mundo é: pessoas fazem o que elas vêem. Moisés demonstrou essa verdade. O povo observava Moisés enquanto ele continuamente se dirigia para a tenda da congregação, onde ele ficava na presença de Deus, e isso os mudou mais do que qualquer sermão. Nossas atitudes muitas vezes valem mais do que nossas palavras. Se desejarmos usufruir de um relacionamento pessoal com Deus como Moisés usufruiu, devemos praticar o que ele praticou:
 
Vejamos as atitudes de Moisés:

1 – Estarmos com Deus regularmente.
“Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial; e lhe chamava a tenda da congregação” (Ex 33.7a).
Devemos nos afastar da multidão, ir para fora do arraial para estar com Deus. Só assim conseguiremos ouvir Sua voz com maior precisão. Deus deseja ter um relacionamento pessoal com cada um individualmente. Antes de Deus falar com todos, ele primeiro fala com um. Somos esse um?

2 – Buscar a Deus de todo o coração e continuamente.
“Todo aquele que buscava ao Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial” (Ex 33.7b).
Devemos priorizar a verdade ao invés da popularidade. Buscamos ao Senhor não para que as pessoas vejam que somos íntimos de dEle mas, para termos um relacionamento sincero e verdadeiro com Ele. Em Mateus 22.37 diz para amarmos ao Senhor, nosso Deus, de todo o coração, de toda a alma e de todo entendimento, se o amarmos de todo o coração, também o buscaremos de todo o coração.

3 – Permitir ser observado pelas pessoas.
“Quando Moisés saía para a tenda, fora, todo o povo se erguia, cada um em pé à porta da sua tenda, e olhavam pelas costas, até entrar ele na tenda” (Ex 33.8).
Assim como Moisés era observado pelo povo, devemos estar dispostos a assumir os riscos de sermos observados. Quando decidimos por ter intimidade com Deus é normal nos observarem, mas nem sempre observam para nos ter como exemplo, muitas vezes é somente para acharem alguma falha, precisamos aprender a lidar com isso, por mais difícil que seja. Se a intenção de nosso coração é verdadeira ao buscar ao Senhor, para agradá-lo e não às pessoas, então não precisaremos temer, pois com certeza seremos um bom exemplo a ser seguido.

4 – Aprender ouvir e obedecer à voz de Deus.
“Uma vez dentro Moisés da tenda, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés” (Ex 33.9).
Não devemos querer somente que Deus nos escute, relacionamento não é isso, precisamos ser pacientes para ouvir quando Deus fala conosco, nos submetendo a Sua voz. Moisés não tinha pressa de sair da presença de Deus, só retornava para o arraial quando Deus terminava o que tinha para lhe dizer.

5 – Ingressar numa aliança parceira com Deus.
“Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava ao Senhor. Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda” (Ex 33.10-11).
Devemos ser fieis ao nosso compromisso com Deus, ter um tempo diariamente para nos relacionarmos com Ele assim como nos relacionamos com nossos amigos.
Conclusão: Como filhos que servem ao Senhor Jesus o nosso primeiro exemplo deve ser o de ter intimidade com Deus, uma intimidade sincera, real e verdadeira. Quando nos tornamos íntimos do Senhor, não temos pressa de sair de Sua presença, nem pressa de ouvir o que Ele tem a nos dizer, simplesmente somos pacientes e andamos no mesmo compasso que o Senhor. Para isso, precisamos de um devocional diário, de um tempo produtivo de busca, adoração e louvor a Deus.

Pr.Ezequiel Fragoso

Mantendo a igreja pura

Um dos maiores desafios que os irmãos enfrentam hoje é de manter a igreja pura. Por mais que tentamos, parece que algo sempre passa, e fica bem abaixo dos nossos narizes por períodos de tempo, até alguém notar. Eu me lembro de um homem do sul dos Estados Unidos que disse, “Copperheads (uma cobra venenosa comum na América do Norte) são o tipo de cobra que podem entrar escondido na sua casa e ficar lá por um bom tempo antes de serem notados.” Que pensamento assustador! É assim com o pecado.
Todos os cristãos pecam de vez em quando. A Bíblia diz isso (1 João 1:8). Mas precisamos ficar de olho por aqueles que são facciosos e escondem seus pecados, mas ainda querem fazer parte da igreja local (Atos 20:28-31). É incrível saber que alguns praticarão o pecado, o esconderão e ainda buscarão refúgio em uma igreja local (Atos 5:1-11; 2 Coríntios 11:26). Como diz o velho ditado, “Quem saberá que mal habita nos corações dos homens?”
Sim, até o dia em que o Senhor voltar, haverá sujeira entre o povo de Deus, mas não vamos nos desanimar. Vamos, em vez disso, continuar tentando expor o errado. Aqui tem algumas coisas que podemos fazer.
Se você sabe que algo está errado, lide com isso! Ter medo, ignorar, ou esperar que algo suma sozinho não é a resposta para lidar com o pecado entre cristãos. Lembre-se de que Deus disse a Josué após o pecado que Acã. Ele disse que tinha que ser resolvido ou Israel continuaria a cair perante seus inimigos (Josué 7:7-13). Se não for resolvido, ainda está lá (João 9:41; Romanos 6:12-13; Efésios 4:27).
Não fique ansioso pelo crescimento numérico da igreja. É melhor ter uma igreja com apenas seis pessoas, do que uma igreja de setecentas e trinta pessoas, com maioria delas praticando o pecado (Mateus 18:20; Deuteronômio 7:7; 1 Samuel 14:6; Juízes 7:7; 1 Pedro 3:20; Gênesis 18:32). Quando o interesse em números é maior do que o interesse na verdade, os irmãos deixarão passar coisas, ou as esconderão debaixo do tapete, para que a lista de chamada não diminua por ter que se livrar dos pecadores (1 Coríntios 5:7; Provérbios 22:10). Não vamos esquecer que quando a verdade é ensinada e executada, não teremos as massas a nossa volta, porque apenas alguns serão salvos (Mateus 7:13-14).
Conheça todos! Quando os irmãos não investem tempo uns com os outros, nunca se conhecerão bem. Em Atos 2:42-46, podemos ver que a igreja passou bastante tempo junto, e que ao fazer isso tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor. Conhecendo os gostos e desgostos uns dos outros, podemos saber se um cristão está entrando no pecado, ou vivendo com um pecado (Hebreus 3:12-13).
Ensine o conselho integral de Deus. A palavra de Deus é viva e eficaz, perfurando até os pensamentos e os propósitos do coração (Hebreus 4:12; Atos 2:37; Atos 24:24-25). Com uma arma tão poderosa em nossas mãos, precisamos usá-la, porque é a única coisa que pode jogar luz no homem e alertar-lo e o direcionar a correção (1 Coríntios 1:17-21). Paulo reconheceu isso porque ele disse que não havia falhado em proclamar todo o desígnio de Deus (Atos 20:27). Quando os irmãos falham em ensinar tudo que o Senhor disse, ficam lacunas, nas quais o pecado reinará e crescerá. Não vamos evitar mexer nos assuntos importantes que a Bíblia ensina; vamos ensinar o evangelho sobre todos os assuntos para que os homens cumpram ou faça um favor à igreja e a deixem (1 João 2:19; João 6:64-66; 1 Timóteo 4:1-5; Mateus 19:16-24).


Buscando a drácma perdida

Texto: "OU QUAL É A MULHER QUE, TENDO DEZ DRACMAS E PERDENDO UMA DRACMA, NÃO ACENDE A CANDEIA, E NÃO VARRE A CASA, BUSCANDO COM DILIGÊNCIA ATÉ ENCONTRÁ-LA? E ACHANDO-A, REÚNE AS AMIGAS E VIZINHAS, DIZENDO: ALEGRAI-VOS COMIGO, PORQUE ACHEI A DRACMA QUE EU HAVIA PERDIDO." (Lucas 15:8,9)


Verdade Central: A história da dracma perdida é o resgate da nossa identidade. A mulher é a figura da igreja que com diligência deve procurar o que foi perdido de valores, conceitos, fidelidade e aliança com o passar do tempo.
Introdução: A parábola da dracma perdida mostra a diligência de uma mulher que ao perder algo precioso foi à sua procura, sem hesitar. Quem conhece a parábola sabe que o requisito básico para que a dracma fosse encontrada foi o de acender a luz. Só encontramos o que perdemos quando acendemos a luz. O escuro dificulta o reconhecimento e a procura. O ato de varrer significa tirar a sujeira. A igreja é responsável por tirar toda sujeira com diligência, cautela e muita observância.

1. ACENDENDO O CANDELABRO - A primeira atitude de alguém que procura algo é iluminar ao máximo o ambiente para enxergar da melhor forma possível. O candelabro é um sinal no mundo espiritual. Jesus disse que Ele é o candeeiro de ouro que anda no meio da igreja, na nossa casa, dentro de nós (Ap. 1:12-15). A menorah significa que por sete dias na semana não faltará a luz de Deus na sua casa. Onde existe a luz de Deus, as trevas não podem entrar, fazer visitação. E o que a luz faz? Revela a sujeira.
Quando a luz é acesa e uma busca diligente se inicia, muitas sujeiras que estavam escondidas começam a aparecer. O desejo de Deus é que tiremos da nossa vida tudo que não O agrada e isso só é possível se nos voltarmos aos princípios da Palavra. A luz da Palavra de Deus arrancará da sua vida todas as trevas e o conduzirá por um lugar seguro.

2. O VALOR DA DRACMA - A dracma perdida possui um valor espiritual: A fidelidade. A dracma representava uma aliança. Toda mulher casada usava um enfeite na testa, tipo um colar, formado por dez moedas de prata e uma moeda maior no centro.
Perder a dracma significava colocar em risco a sua descendência, pois a dracma era um sinal profético, era um sinal de perpetuação de geração. Muitas pessoas perderam muitas coisas valorosas na vida, mas hoje é o seu dia de achar a dracma, por que a sua vida e a sua casa receberão a limpeza de Deus.

3. UMA MULHER ESTRATEGISTA - É interessante a postura da mulher ao encontrar a dracma, pois normalmente quando perdemos algo de valor e encontramos, guardamos em um lugar seguro por medida de segurança. Mas a atitude da mulher não foi a de guardá-la, mas de chamar todos os seus vizinhos mais próximos, aqueles que se alegrariam com ela, que não tirariam por menos tal acontecimento por possuírem visão. Que mulher estrategista! Compartilhou a bênção com aqueles que compreendiam o verdadeiro significado de encontrar algo precioso que estava perdido.
Conclusão: A Igreja de Jesus é convocada a retornar diligentemente aos princípios da Palavra. O Senhor quer que vejamos a Sua Palavra a ponto de que seja revelada ao nosso entendimento e para isso os olhos do nosso coração precisam estar iluminados. Precisamos dar valor ao que realmente é valorizado por Deus, jogarmos fora todo lixo que estava em nosso coração e compartilhar com o próximo o nosso maior tesouro: Jesus
Pr.Ezequiel Fragoso

O Poder das Palavras!
O Poder das Palavras!
A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar.
“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias.” (Pv.21.23).
O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua.  Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.  Mas, infelizmente, muitos têm sido destruídos pela falta de sabedoria.  Muitos não têm administrado seus lábios de modo a abençoar, por isso amaldiçoam.

Salomão afirmou: “Prata escolhida é a língua do justo, mas o coração dos perversos vale mui pouco.  Os lábios do justo apascentam a muitos, mas, por falta de senso, morrem os tolos.” (Pv 10.20-21).
Poderia citar inúmeros textos bíblicos que nos revelam a necessidade de abrirmos a boca para abençoar e não amaldiçoar.  Mas quero resumir em apenas um que traduz, de maneira sublime, a força que há nas palavras que proferimos:
“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.”(Pv 18.21).  Consegue imaginar a extensão e a gravidade disso?  Com ela, você pode vivificar ou matar.  Consegue dimensionar o poder que há nesse tão pequeno órgão de seu corpo?  Peça ao Espírito Santo que lhe conceda sabedoria ao falar.  Não é conveniente que você abençoe e também amaldiçoe.  Quando Paulo escreveu aos Romanos, ele disse: “Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.” (Rm 12.14).
Há pessoas que já entenderam a importância de se policiar, de vigiar ao falar, e procuram não cometer o pecado da mentira.  Porém, acabam pecando justamente porque não abrem a boca para abençoar.  A nossa fé é um relacionamento com o Senhor, e este relacionamento nos faz com que nos tornemos abençoadores.  Há pessoas que aprenderam isto muito bem.  Quando elas chegam, parece que a luz chega; quando abrem a boca, algo começa a fluir.  Pessoas assim transmitem o amor de Cristo, fazem a diferença aonde quer que estejam e perto de quem quer que seja.  Infelizmente, porém, há quem faça totalmente o oposto: apenas reclamam, murmuram, maldizem os outros, levam uma vida independente da Palavra.  A Bíblia nos ensina a darmos graças em tudo (1 Ts 5.18).  O que significa que, pela fé, podemos ministrar a bênção, crendo que as circunstâncias serão mudadas, transformadas, pela graça do Senhor.  Há um poder tremendo em nossas palavras.  Em Provérbios 18.21 está escrito que: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” Quando você diz: “Eu o abençôo, em nome de Jesus; Eu abençôo o seu dia, o trabalho das suas mãos”, você está passando vida.  É uma proclamação.  A palavra fica – a bênção é a palavra.  Você não tem a palavra final, mas você tem a palavra de bênção.  Quantas pessoas amaldiçoam tudo, amaldiçoam o trabalho, o casamento, a sogra, os filhos, enfim, tudo.  A Palavra nos revela de uma forma bem clara para: abençoar, abençoar.  Comece abençoando a sua vida.  ”Eis que será abençoado o homem que teme ao Senhor.” (Sl 128.4).  O que Deus mais deseja é que sejamos bênçãos e abençoadores.  Assim sendo, que Deus então o abençoe!  E mais.  Sê tu uma bênção.

“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaías 40:31


Batalha Espiritual
É muito comum ouvirmos no meio evangélico o termo “Batalha Espiritual”; houve uma época na qual o tema virou “modismo”, soldados levantaram-se aos milhares e manuais de guerra foram escritos às centenas, detalhando ações, ensinando estratégias. A guerra foi travada, mas, poucos resultados positivos foram colhidos. Qual o motivo para tantos fracassos? Porque em alguns lugares funcionou e em outros não?
Um dos pontos importantes, geradores de fracassos é menosprezar o inimigo ou não conhecê-lo o suficiente. A  Bíblia deixa claro, que o diabo é extremamente sagaz e poderoso, tem em suas mãos poder para fazer grandes feitos e conhece profundamente o ser humano. Ele conhece todas as chamadas estratégias de guerra e está devidamente preparado com o seu exercito para anular os possíveis ataques e pronto para um contra-ataque  eficaz  contra a igreja.
As histórias narradas em livros, vitoriosas, não se aplicam necessariamente em outras regiões ou cidades, o  opositor já conhece os passos e está pronto para a resistência. É aconselhável ler tais narrativas, mas, fazer uso das mesmas práticas não é sábio.
A Batalha Espiritual, como o nome afirma, é travada no mundo espiritual e é necessário que haja homens santos e cheios do Espírito Santo, agraciados com dons (visão, revelação, profecia, etc.) para que sejam canais, através dos quais o Senhor Deus orientará o Seu exercito de servos, revelando as estratégias certas para cada ocasião, bem como, os passos do inimigo. A Batalha não é segundo a carne (“Embora andando na carne, não militamos segundo a carne.” 1Co 10.3), não é contra homens, sim, contra satanás (“Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.” Ef 6.12; veja mais: Gn 3.15; 2Co 2.11; Tg 4.7).
Os servos chamados à guerrear precisam ser irrepreensíveis em suas ações, a santidade é uma qualidade imprescindível. Neste exército não há espaço para os chamados “crentes carnais”, ou desprovidos de compromisso verdadeiro com Deus. Aventurar-se na batalha com brechas é morte certa!
A recomendação de Paulo a Timóteo foi: “Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as  profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.” (1Tm 1.18,19). O soldado de Deus precisa manter-se firme na fé e procurar desempenhar com seriedade e zelo a  missão confiada. A vigilância (“Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos”. 1Co 16.13) deve ser constante, não se contaminar com o mundo, abrindo brechas através das quais o inimigo possa tocá-lo. A oração é tão importante quanto o ar que se respira (“com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”. Ef 6.18), se não houver vida de oração, a derrota está próxima.
A Batalha Espiritual engloba todos os servos que procuram vivenciar o senhorio de Cristo Jesus (Fp 1.30), não apenas alguns: “Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar.” (Ef 6.13). Mas, como já foi tratado antes, é indispensável que haja compromisso e vida santa. Os soldados são capacitados e protegidos pelo próprio Senhor a desempenharem a missão (“Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.” Is 41.13; “Ó SENHOR, meu Deus e meu Salvador, tu me protegeste na batalha.” Sl 140.7). A força vem de Cristo! (“Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!”  2Tm 4.17,18).
A vitória na guerra vem do próprio Senhor! (“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1Co 15.57). Não é à força do homem, não são objetos e recitações de textos que nos fará vencedores. Somos nesta batalha apenas soldados sob o comando do nosso General.
Leiam sobre o tema, os relatos edificam a fé e mostra o quão sério é o mundo espiritual, no entanto, não queiram imitar as ações descritas, sem a devida revelação do Senhor, serás motivo de gargalhadas para os dominadores das trevas. As estratégias de uma batalha espiritual são reveladas por Deus, são orientações únicas para cada localidade.

O jejum

ESTUDOS SOBRE ORAÇÃO E JEJUM 

jejum é uma das mais eficazes ferramentas espirituais quando relacionado com a oração.
Desejo que você leia estas orientações do pastor Bill Bright sobre o jejum e que cada membro
da Igreja seja eficiente nesta disciplina espiritual até vermos a glória do Senhor cobrindo
nossa cidade, e conseguindo benção ainda maiores para nossa igreja e ministério.
"como as águas cobrem o mar". Isaias 58 :3-10

 COMO COMEÇAR O SEU JEJUM.
 Como começar e conduzir o seu jejum irá determinar grandemente o seu sucesso.
Seguindo estes sete passos básicos para o jejum, você irá tomar o seu tempo com o Senhor muito
mais significativo e espiritualmente recompensador.

1° Passo: Defina o seu Objetivo - Por que você está jejuando? 
É para a sua renovação espiritual, por direção, cura, solução dos problemas,
graça especial para enfrentar uma situação difícil? 
Peça ao Espírito Santo que mostre claramente a sua direção e os objetivos para o seu jejum e oração. Isto irá capacitá-lo a orar mais específica e estrategicamente. 
Através do jejum e da oração, nós nos humilhamos perante Deus de tal forma que o espírito Santo irá avivar o nosso espírito, despertar as nossas igrejas e sarar a nossa terra de acordo 
com II Crônicas 7.14. Faça disso prioridade no seu jejum.
 
2° Passo: Faça o seu Compromisso - Ore sobre o tipo de jejum que você deve adotar. 
Jesus deu a entender que todos os Seus seguidores deveriam jejuar
(Mateus 6.16-18; 9.14,15). Para Ele a questão era quando os crentes iriam jejuar e não se eles jejuariam. Antes de jejuar, decida sobre os tópicos abaixo:
Qual será a duração do seu jejum - uma refeição, um dia, uma semana,
várias semanas, quarenta dias (os iniciantes devem começar lentamente,
até alcançar jejuns mais prolongados).
Que tipo de jejum Deus quer que você adote (de água, apenas, ou de água e sucos; 
de comida; de ambos).
Que atividades físicas ou sociais você irá restringir-se.
Quanto tempo por dia você dedicará à oração e Palavra de Deus.
Fazer esses compromissos com antecedência irá ajudá-lo a sustentar 
o seu jejum quando as tentações físicas e as pressões da vida tentarem fazê-lo 
abandonar o seu jejum.
 
3° Passo: Prepare-se Espiritualmente - O fundamento básico do jejum
e oração é o arrependimento. Pecados não confessados irão bloquear as suas orações. 
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para preparar o seu coração:
1.Peça a Deus para ajudá-lo a fazer uma lista abrangente dos seus pecados.
2.Confesse cada pecado que o Espírito santo trouxer a sua mente e aceite
o perdão de Deus (I Jo 1.9).
3.Procure obter o perdão de todos os que você ofendeu e perdoe a todos os que o feriram
(Mc 11.25; Lc 11.4; 17:3,4).
4.Faça restituições à medida que o Espírito Santo lhe mostrar.
5.Peça a Deus para enchê-lo com o Seu Espírito Santo de acordo com a sua ordem 
em Éfesios 5.18 e a Sua promessa em I Jo 5:14,15.
6.Entregue a sua vida completamente a Jesus Cristo como o seu Senhor e Mestre;
ecuse-se a obedecer a sua natureza mundana (Rm 12.1,2).
7.Medite sobre os atributos de Deus, Seu amor, soberania, sabedoria, fidelidade,
raça, compaixão, e outros (Sl 48.9,10; 103.1-8,11-13).
8.Comece o seu tempo de jejum e oração com uma expectativa no seu coração (Hb 11.6).
9.Não subestime a oposição espiritual. Satanás muitas vezes intensifica 
a batalha natural entre o corpo e o espírito (Gl 5.16,17).
 
4° Passo: Prepare-se Fisicamente - Jejum requer precauções conscientes. 
Consulte o seu médico em primeiro lugar, especialmente se você toma 
alguma medicação ou tem uma enfermidade crônica. Algumas pessoas nunca 
devem jejuar sem a supervisão de um profissional. Preparação física faz com que 
uma mudança drástica na sua rotina alimentar seja mais fácil, de tal modo que você 
possa concentrar toda a sua atenção para o Senhor em oração.

Antes de jejuar
a) Não comece o seu jejum abruptamente.
b) Prepare o seu corpo. Coma pequenas refeições antes de começar o jejum.
Evite alimentos de alto teor de gordura e açúcar.
c) Coma frutas e verduras cruas por 2 dias antes de começar o jejum.
 
Enquanto você jejuar.
Seu tempo de jejum e oração chegou. Você está se abstendo de todas as comidas
sólidas e está buscando ao Senhor.

Aqui estão algumas sugestões úteis a serem consideradas:
a) Evite medicações, mesmo as medicações a base de ervas naturais e
homeopáticas. As medicações devem ser retiradas apenas com a supervisão do seu médico.
b) Limite as suas atividades.
c) Exercite-se moderadamente. Ande 1a 4 Km por dia, se for conveniente e confortável.
d) Descanse o máximo que o seu horário permitir.
e) Prepare-se para um período de desconforto mental temporário como: impaciência, 
irritabilidade e ansiedade.
f) Espere algum desconforto físico, especialmente no segundo dia. 
Você poderá ter breves dores causadas pela fome, tonturas ou algo "esquisito".

A retirada de café e açúcar pode causar cefaléia. O mal estar físico pode incluir fraqueza, 
cansaço ou sonolência.
 
Os primeiros dois ou três dias são geralmente os mais difíceis. A partir do momento
que você prossegue com o jejum, você irá experimentar uma sensação de bem-estar, 
tanto físico como espiritual. Quando sentir a "dor-de-fome", aumente a ingestão de líquidos.

5º Passo: Mantenha-se no Programa - para um aproveitamento espiritual máximo,
separe bastante tempo para estar sozinho com o Senhor. Ouça a sua direção. 
Quanto mais tempo você passa com Ele, mais significativo será o seu jejum.
 
De manhã:
1. Comece o seu dia com louvor e adoração.
2. Leia e medite na Palavra de Deus.
3. Convide o Espírito Santo a trabalhar em você para querer e realizar a Sua boa vontade
de acordo com Filipenses 2.13.
4. Convide Deus a usá-lo. Peça a Ele para mostrar a você como influenciar seu mundo,
sua família, sua igreja, sua comunidade, seu País e assim por diante.
5. Ore para ter a visão de como Ele deseja usar a sua vida e por poder para realizar 
a Sua vontade.
 
De tarde:
1. Volte para a oração e a Palavra de Deus. Faça uma breve caminhada de oração i
ntercessória pelos líderes de sua comunidade e Nação, pelas milhares de pessoas 
não alcançadas, por suas necessidades especiais.
 
De noite:
1. Fique um tempo sozinho, sem pressa para "buscar a Sua face".
2. Se outras pessoas estiverem jejuando com você, encontrem-se para orar.
3. Evite a televisão e outras formas de distração que possam desviar o seu foco espiritual.
 
Quando possível, comece e termine cada dia ajoelhado com o seu cônjuge
(se tiver, e também for crente) para um breve momento de louvor e agradecimento a Deus. 
Períodos maiores com o nosso Senhor em oração e estudo da Sua Palavra são sempre 
melhores quando estamos sozinhos.

Uma rotina diária é vital também. Dr. Júlio C. Rubial (nutricionista, pastor e especialista 
em jejum e oração) sugere uma lista de sucos que podem ser úteis e satisfatórios para você.
 
Dicas sobre o jejum de líquidos:● Consumir suco de frutas irá diminuir a sua 
"dor-de-fome" e fornecerá alguma energia natural do açúcar. O sabor e o estímulo 
irão motivar fortalecê-lo para continuar o jejum.● Os melhores sucos são feitos a partir 
de melancias, limões, uvas, maçãs, repolhos, beterrabas, cenouras, salsões ou folhas 
de legumes verdes frescos. Em tempos frios você poderá desfrutar de um caldo de vegetais
quentes.● Misture os sucos ácidos (laranja, tomate) com água para não comprometer seu 
estômago.● Evite bebidas com cafeína. Evite também os chicletes ou mentolados,
mesmo que o seu hálito esteja ruim. Eles estimulam a ação digestiva do seu estômago.

6° Passo: Termine o Jejum Gradualmente - Comece a comer gradualmente. 
Não coma comidas sólidas imediatamente após o seu jejum. A introdução súbita
de alimentos sólidos no seu estômago irá causar conseqüências negativas ou até
mesmo perigosas. Se você terminar o seu jejum gradualmente, os efeitos benéficos,
físicos e espirituais irão resultar em uma boa saúde. Eis algumas sugestões para ajudá-lo 
a finalizar o seu jejum apropriadamente:
Termine um jejum prolongado de líquidos com frutas como melancia.

1) Enquanto continuar a beber sucos de frutas ou verduras, adicione o seguinte:
Primeiro dia: Adicione a salada crua.Segundo dia: Adicione a batata assada ou cozida, 
sem manteiga e sem temperos.Terceiro dia: Adicione uma verdura cozida no vapor. 
Os dias seguintes: Comece a retornar a sua dieta normal.

2) Retorne gradualmente a comer regularmente com vários lanches pequenos durante
os primeiros dias. Comece com uma sopa pequena e frutas frescas como melancia
ou melão. Prossiga com algumas colheres de comida sólida como fruta e verdura 
fresca ou uma salada crua e batata assada.
 
7° Passo: Espere os Resultados - Se você se humilhar sinceramente perante
o Senhor, arrepender-se, orar e procurar a face de Deus; se você meditar consistentemente
na Sua Palavra, você irá experimentar uma percepção maior da Sua presença (João 14.21). 
O Senhor irá dar um vigoroso e novo discernimento espiritual. Sua confiança e fé em 
Deus irão se fortalecer. Você se sentirá mentalmente, espiritualmente e fisicamente renovado. 
Você verá respostas para as suas orações. Um único jejum entretanto, não é um remédio 
"cura-tudo" espiritual. Assim como precisamos de um novo enchimento do Santo Espírito 
diariamente, nós também precisamos de novos períodos de jejum perante Deus. 
Um jejum de 24 horas cada semana tem sido altamente recompensador para muitos 
cristãos. Leva tempo para fortalecer seu músculo do jejum espiritual. Se você falhar em
fortalecê-lo no primeiro jejum, não desanime. Você pode ter tentado um jejum muito 
prolongado na primeira vez ou talvez precise fortalecer seu entendimento e determinação. 
Assim que possível, submeta-se a um outro jejum até que seja bem sucedido. 
Deus haverá de honrá-lo pela sua fidelidade. Eu o encorajo a juntar-se a mim no jejum e 
na oração, uma vez após outra, até que nós experimentemos verdadeiramente um 
reavivamento em nossas casas, nossas igrejas, nossa Nação amada e em todo 
o mundo.        Pr.Ezequiel Fragoso

Chat Vida

 
Copyright (c) 2011 IEVNC. by Design CriArts.net Melhor Visualização 1024x768 pixels